segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

6º2 inicia criações musicais sobre os planetas

O 6º2 começou hoje a escrever uma peça musical alusiva ao planeta Marte. A inspiração veio da obra de Holst, "Os Planetas". Ainda há muito trabalho pela frente, mas já se vislumbra qualquer coisa...


quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Desafio de S. Valentim

Com o Dia dos Namorados aí à porta, tens aqui um novo desafio à tua espera: tocar na flauta esta pequena peça celebrizado por Elvis Presley. Mas atenção, para poderes ganhar 2 PONTOS no ClassDojo tens de a conseguir tocar até ao dia de S. Valentim! (podes fazê-lo durante a semana de 13 a 17 Fev.)
Repara que nesta peça é usada uma das notas 'especiais' de que falámos no 1º período: o fá sustenido. Consulta a página Dedilhações na Flauta para recordares como se toca.
Boa sorte!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Desafio superado!

Hoje, a Matilde e a Carolina foram as primeiras alunas a conseguir ultrapassar um dos desafios do Super Karaté das Flautas!!! 
Para além do orgulho por esta conquista, conseguiram ainda MAIS 3 PONTOS no ClassDojo. 
PARABÉNS às duas!!! :) 


quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Especial Primavera - Super Karaté das Flautas

Com este frio de rachar sabe bem pensar no tempo mais quentinho! Estes são os novos desafios do Super Karaté das Flautas, um especial Primavera, eheheh. Neste pacote vais encontrar:
  • Grau 1 - "Alecrim"
  • Grau 2 - "Os Martelinhos" e "Unser Bruder Hansel" (o nosso irmão Hansel)
  • Grau 3 - "Serenade" de Haydn e "Der Jäger im Walde" (o caçador na floresta) de Brahms


2-Especial Primavera

Mãos à obra! ;)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Densidade sonora - desafio

CURIOSIDADE
Neste primeiro vídeo vais ouvir a "Sinfonia dos Mil" de Gustav Mahler (um compositor austríaco do séc. XIX - 1860-1911). Ele utilizou uma GRANDE DENSIDADE SONORA (muitos músicos, mais de mil, entre cantores e instrumentistas) para conseguir o efeito grandioso que pretendia para a sua obra. 





DESAFIO

Joseph Haydn (1732-1809) foi um compositor e músico austríaco que trabalhou quase toda a sua vida para o príncipe Esterházy. Este príncipe tinha mais do que um palácio e gostava de passar longas temporadas em cada um deles.
Conta-se que numa dessas temporadas longe de Viena os músicos começaram a sentir saudades das suas famílias e pediram a Haydn para dizer ao príncipe que queriam regressar a casa.
Haydn escreveu, então, a "Sinfonia do Adeus", uma maneira muito original de fazer o príncipe entender o pedido dos músicos.
E parece que resultou! O príncipe Esterházy entendeu a mensagem e os músicos regressaram a casa. ;)
Neste segundo vídeo, no concerto de Ano Novo de 2009, o maestro argentino Daniel Barenboim e a Orquestra Filarmónica de Viena tentaram recriar o que se passou há 245 anos. 



O que aconteceu então? O que terá feito Haydn?
Explica por palavras tuas, mas lembra-te do tema da aula: DENSIDADE SONORA. Escreve a resposta no formulário abaixo até à próxima aula.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Conheces o ToonDoo?

Space Travel



O ToonDoo é um programinha online que te deixa criar as tuas próprias 'tirinhas' de banda desenhada. 
O teu desafio é tentar criar um pequeno cartoon de três ou quatro 'quadradinhos' que transmita um pouco daquilo que sentiste ao ouvir um dos três 'planetas' do Holst apresentados na mensagem anterior a esta.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

"Os Planetas" de Gustav Holst - desafio

Vais ouvir três das sete peças que compõem a obra "Os Planetas" do compositor inglês Gustav Holst (1874-1934). Em cada uma das peças o compositor tentou retratar cada um dos planetas que compõem o nosso sistema solar. Todos, excepto a Terra.
Que palavras usarias para descrever cada uma das peças? Responde a pelo menos uma delas.