quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

E o prémio vai para...

Finalmente terminou a votação do concurso "A melhor trilha sonora".

Depois de um mês de "luta" muito renhida descobrimos o vencedor.
Com 45 votos venceu o 6º ...


... B
e C !!!!!


Parabéns aos vencedores!

sábado, 26 de janeiro de 2008

A expressividade na música

Já te disse anteriormente que a música é uma arte que nos desperta sensações, emoções e que quem a escreve é o compositor. Podemo-nos sentir alegres ou pensativos quando a ouvimos.

E o compositor? Será que tenta expressar algo ou simplesmente escreve notas e ritmos?

O desafio foi lançado aos alunos do 6ºB e 6ºC que responderam a quatro perguntas desenhando pequenos quadros enquanto ouviam os temas propostos.

Verifica agora o resultado deste trabalho bem divertido.

1. Qual é o animal?
Excerto escolhido: Rossini - Guilherme Tell, Abertura (6ºB) e Respighi - A Galinha (6ºC).



2. Qual é o objecto?
Excerto escolhido: Haydn - Sinfonia nº101, O Relógio


3. Qual é a paisagem?
Excerto escolhido: Grieg - Peer Gynt , Amanhecer


4. Qual é o sentimento?
Excerto escolhido: Mahler - Sinfonia nº5, Adagietto


Então, o que achaste? O compositor consegue ou não transmitir sensações na sua música?

Agora é a tua vez de experimentar! Pega numa folha branca e lápis de cor e escuta os dois excertos que te propomos:

1º excerto: Manuel de Falla
2º excerto: Ketelby

Cria o teu próprio quadro; desenha o que "vês" na música.

Envia-o para musicadc@gmail.com ou, se não souberes digitalizar o teu desenho, entregá-o na escola à tua professora de Educação Musical.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O Carnaval dos Animais de Saint-Saëns

Nesta época carnavalesca nada melhor que um Carnaval dos Animais para nos divertirmos musicalmente. Podes recordar aqui alguns dos excertos que já ouviste. Não te esqueças do guião de audição que preencheste nas aulas para melhor apreciares esta fantástica obra!

Agora vê com os teus próprios olhos um violoncelista - de apenas 11 anos! - a tocar "O Cisne":





Sabes quem foi Camille Saint-Saëns?

Faz uma pequena investigação. Clica aqui e descobre:
  • quando e onde nasceu e faleceu;
  • os principais aspectos da sua vida;
  • as suas obras mais importantes.
Também podes (e deves!) consultar alguns dos livros da nossa biblioteca.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Instrumentos às riscas para alunos artistas!


Violinos, flautas, oboés, timbales... Cordas, sopro, percussão... O que mais sabes sobre este assunto?

Para ficares a conhecer um pouco mais os instrumentos musicais passa pelo Placard da Música e diverte-te observando as caricaturas de instrumentos que lá se encontram. Depois, tenta descobrir os seus nomes e concorre!

Pede uma ficha na Biblioteca ou à tua professora de Educação Musical.
Participa!

Pantera sempre vence!

Diverte-te com este hilariante filme da Pantera Cor de Rosa: "Pink Da Vinci". Não deixes de escutar os sons/ruídos que acompanham a acção. Como terão sido feitos? Com que materiais/instrumentos? E o que achas do tema da Pantera? Sabes qual é o instrumento solista?




Agora já sabemos porque é que a Torre de Pisa (na Itália) está inclinada!...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Carnaval traz muito material!


Pois é, o Carnaval está aí.




Alegria, máscaras, fantasias...
E o que é que isso tem a ver com música, perguntas tu?
TUDO, respondo eu.




A música é uma arte que nos desperta sensações, emoções. Ao escutar esta ou aquela peça nunca ficamos indiferentes. Sentimo-nos alegres ou melancólicos, cheios de energia ou pensativos, gostamos ou odiamos...

Se pensarmos no cinema percebemos imediatamente a importância da música para o sucesso de um determinado filme, ficando ambos (filme e banda sonora) ligados para sempre.


Quem escreve a música é o compositor:
  • Decide o seu carácter (divertida ou melodiosa, por exemplo);
  • Determina o andamento em que deve ser tocada;
  • Escolhe as harmonias e os timbres mais adequados à finalidade a que se destina;
  • Escreve-a a pensar em muitos ou poucos instrumentos;
  • Etc., etc., etc., ...
Os recursos ao seu dispor são imensos e o sucesso da sua música poderá estar ligado à sua habilidade para os gerir.

É desses recursos que temos vindo a falar nas aulas e, aliando-os à escolha dos instrumentos/timbres, somos conduzidos para um outro tema: os instrumentos musicais e as suas famílias.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Conheces o Serviço Educativo da Casa da Música?



Não?! Então abre já esta página e escolhe uma das muitas (e divertidas!) actividades que o Serviço Educativo preparou a pensar em ti e na tua família.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Desenhar a música

Será possível desenhar a música?

Deixa a tua opinião depois de veres "Prelúdio de Fuga em Ré m" de J.S. Bach, extraído do filme "Fantasia 2000" da Disney.


domingo, 6 de janeiro de 2008

Trilhas sonoras para "Pedro e o Lobo": escolhe a melhor!

Prometido é devido. As nossas trilhas sonoras para a história "Pedro e o Lobo" estão prontas.
Ouve-as com atenção e vota na que achares mais interessante.


Para ouvires cada uma das trilhas sonoras clica nos links abaixo. Depois de teres aberto a página clica em Play Song no canto superior direito.


Trilha sonora do 6ºB

Trilha sonora do 6ºC


Por fim, se quiseres deixar o teu comentário, podes fazê-lo aqui por baixo clicando em "comentários" ou na página das trilhas sonoras onde diz "Leave the First Review".