segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Alterar o timbre da voz

Para fazer este jogo tens de gravar uma frase, alterando o timbre da tua voz. Podes dizer, por exemplo, "I'm a creepy spider" de uma forma assustadora ou engraçada. Podes fazer voz de cansado, bebâdo, assustado, ensonado e coisas assim...

FRASE:
"I'm a + (adjectivo em inglês) + (nome de um bicho ou de uma coisa em inglês)".

Para gravar a frase, podes fazê-lo de várias formas:
  • gravar directamente para este Padlet
  • usar uma app de gravação no teu telemóvel e carregar para o Padlet
  • usar a app "Muda voz para crianças" e carregar para o Padlet



Made with Padlet

domingo, 30 de outubro de 2016

Alteração tímbrica: as nossas experiências

Aqui ficam as nossas 'altas produções' feitas na aula a propósito da alteração tímbrica. Quando falámos de 'alteração tímbrica' referimo-nos à maneira (ou maneiras) de mudar o timbre 'natural' de cada instrumento. Para veres os vídeos passa o rato por cima das imagens e clica no play. ;)



Ficámos com uma colecção espectacular, não ficámos? ;)

E agora que já experimentaste alterar o timbre dos instrumentos da sala de aula, não te esqueças de responder ao desafio do violino (vê a publicação em destaque). Só mais uma coisa, tenta alterar o timbre da tua voz de diferentes maneiras. Vais precisar disso na próxima aula... eheheh

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Viajámos no Espaço!

Será possível viajar no Espaço... sem sair da sala? O que encontraríamos? Como iríamos comunicar com os 'estranhos' habitantes de outros planetas em galáxias longínquas? 

Com imaginação conseguimos tudo... até viajar no Espaço e comunicar com outras Criaturas! 
Graças ao nosso projecto eTwinning "SpaCiality - My place in Space" viajámos para outros Planetas e contactámos com outros Seres. ora vejam:


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Mais um Selo de Qualidade para projecto desenvolvido em 2015-2016

Nem de propósito... nós a falarmos do som, das suas qualidades e como se propaga e zás!... recebemos esta boa notícia!
Ao projecto "Are sound and light pollutants!?", desenvolvido no ano passado com todas as turmas do 6º ano (todas excepto o 6º1, ou seja, 6º2, 6º3, 6º4, 6º5, 6º6, 6ºA e 6ºB), acaba de ser atribuído o Selo de Qualidade Nacional eTwinning
O Selo de Qualidade Nacional é um primeiro reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo professor e seus alunos no âmbito de um projecto eTwinning.



PARABÉNS A TODOS! :)

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A Spider in the Bathroom

Com o Halloween a aproximar-se, tens aqui uma canção divertidamente assustadora para cantares ou tocares!






Para que a possas tocar na tua flauta, aqui fica a versão simplificada da melodia. Não te esqueças que vais precisar de usar duas notas novas: o si bemol (que se toca igual ao lá sustenido) e o fá sustenido. Vê na página das Dedilhações na Flauta como as deves tocar.


Não te esqueças
Os acidentes musicais (também chamados alterações) são três: bemol, sustenido e bequadro (ainda não falamos deste). 
Quando aparecem junto à clave (o sustenido ou o bemol) 'valem' para todas as notas com aquele nome na música toda
Quando aparecem juntinho a uma nota (sempre antes dela) só 'valem' para essa nota ou para as que estiverem na mesma linha ou espaço e no mesmo compasso.
O sustenido e o bemol alteram as notas um bocadinho, a que se chama meio-tom.
De uma maneira geral, o sustenido faz as notas subir meio-tom e o bemol faz as notas descer meio-tom. Mas há excepções!
O bequadro é uma espécie de borracha. Faz o mesmo que o undo ou aquela setinha no computador, isto é, desfaz os 'acidentes' que o sustenido e o bemol provocaram.

Como podemos alterar o timbre dos instrumentos da nossa sala de aula?

Aqui ficam as nossas primeiras experiências para tentar alterar o timbre de alguns dos instrumentos da nossa sala de aula. Em pequenos grupos, começámos por experimentar diferentes maneiras de tocar o instrumento que nos calhou...









E terminámos todos 'alinhadinhos' para fazermos uns pequenos vídeos com as nossas descobertas. ;)


Coming soon! Brevemente!

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Alteração tímbrica

Estamos a falar do som e de maneiras de alterar (modificar) o timbre dos instrumentos, da voz ou de outras fontes sonoras. 
Não te esqueças que alterar o timbre de um instrumento é transformar a maneira 'normal' (e mais habitual) de o tocar.
Vê e escuta com muita atenção os três vídeos apresentados abaixo e depois reponde à pergunta do formulário "Em qual dos vídeos é que o timbre do violino está sempre alterado (modificado, transformado) do início até ao fim?"





Vídeo 1


Vídeo 2


Vídeo 3




E agora que vem aí o Halloween, diverte-te agora com este pequeno vídeo em que se ouvem muitos timbres alterados e tenebrosos... mas não são produzidos pelo violino! ;)


domingo, 23 de outubro de 2016

Som, vibrações e ondas sonoras

O som provoca vibrações e movimenta-se (propaga-se) através de ondas sonoras. Recorda aqui a experiência que fizemos na aula.



Clica AQUI para veres esta mesma experiência de uma outra perspectiva. Neste link irás encontrar também uma outra experiência que podes tentar fazer em casa.

E por falar em fazer em casa... 
Tens aqui uma página 'inteirinha' de experiências divertidas para fazeres sozinho ou com os teus amigos! E não te esqueças, se a(s) filmares ou fotografares, partilha o(s) ficheiro(s) no padlet que lá está. ;)

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

As estrelas somos nós! 6º2 em acção!

Como chegámos aqui em apenas duas aulas?



Começámos com um desafio: descobrir qual a canção escrita nesta partitura
(É o Twinkle, Twinkle"... mas não digam a ninguém!)



Aprendemos a tocar a melodia nas flautas e nos jogos de sinos.




Depois fomos juntando várias pequenas melodias, a pouco e pouco. Primeiro no xilofone baixo...



... que reforçámos com os boomwhackers.




Depois no metalofone contralto e a seguir no metalofone soprano
Começámos com várias melodias tocadas isoladamente mas, quando as tocámos em simultâneo, formaram harmonia! Ficou fantástico! :)



Por fim, para dar um pouquinho de 'cor' a esta peça, adicionámos alguns instrumentos de altura indefinida, como os bongós, os crótalos e as clavas.





E pronto! Temos a nossa primeira peça gravada e estamos todos 'vaidositos'! :)